COMO FAZER DO WHATSAPP UMA FERRAMENTA DE VENDAS

A publicidade online tem ficado cada vez mais cara, por um motivo muito simples: concorrência. Pagar por anúncios na internet é uma maneira rápida de prospectar clientes, porém, o custo é alto e a competição
pela atenção do público fica cada dia mais acirrada.

Ano a ano um número maior de empresas apostam em estratégias de marketing digital, especialmente com anúncios em plataformas como Facebook Ads e Google Adwords.

EXISTE MANEIRA DE CRIAR UMA BASE DE CLIENTES GENEROSA COMPRANDO DE VOCÊ DE FORMA ACELERADA E SEM INVESTIR EM ANÚNCIOS PAGOS?

A resposta é sim! Segundo estudos, no Brasil, mais de 200 milhões de pessoas estão usando o WhatsApp, o que equivale a mais ou menos 75% do público. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo.

O potencial de mercado para vendas é enorme, ainda mais se considerar um outro ponto da pesquisa, afirmando que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia e que 64% dos usuários do aplicativo gostariam de receber ofertas e promoções no app, desde que sejam relevantes.

Isso é uma excelente notícia para quem pretende conquistar diversos clientes, e se você ainda não utiliza, está perdendo dinheiro. Veja a seguir algumas dicas de como utilizar a ferramenta em favor do seu negócio.

UTILIZE LISTAS DE TRANSMISSÃO AO INVÉS DE GRUPOS

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para um número limitado, porém considerável de contatos. Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente, que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.

Em termos de interação, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com a de grupos é muito bom. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente enviada para o grupo? Ou com aquele card de um bom dia? Até para fazer uma moderação em grupo é complicado, colocar regras nem sempre funciona e o seu negócio pode virar uma bagunça. Claro que existem grupos que funcionam muito bem, um grupo de suporte técnico ou de tira dúvidas, mas falando de vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens.

É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

Cabe ressaltar que para criar uma lista de transmissão é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvo no seu aparelho.

OFEREÇA CONTEÚDO

É importante criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis de outras redes sociais. Uma boa estratégia é fazer um resumo de postagem no seu blog, ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto. Mas nada de exagerar no número de postagens.

É necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final, deixando a possibilidade ao cliente sair a qualquer momento da lista se assim desejar. Existem negócios em que uma única mensagem por semana basta, já outros você precisa interagir com o cliente com mais frequência.

Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia.

O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

UTILIZE O WHATSAPP WEB

Se você não sabia, é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador. Em outras palavras, você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, no chamado WhatsApp Web.

Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos, ou mesmo respostas e publicação de conteúdos.

CONSTRUINDO AUDIÊNCIA VIA INSTAGRAM E FACEBOOK

Faça publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente e que façam com que eles gravem o seu número no celular para que você possa trabalhar em listas. Um exemplo, é a seguinte publicação “Entre em contato conosco no WhatsApp XX X XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.”

Para enviar a mensagem, na grande maioria das vezes, o cliente terá que salvar o seu contato. Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x: A primeira pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.

Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores. Tente só não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens para que a sua estratégia repercuta de forma negativa nos olhos do cliente.

CRIE UMA CAMPANHA DE VENDAS

Faça uma série de mensagens persuasivas para vender o seu produto/serviço aos seus clientes. Muita gente imagina que as vendas pelo WhatsApp são individuais, onde você convence o cliente individualmente sobre o seu negócio, o que não é verdade. Através de listas você pode alimentá-los com uma série de mensagens e até lançar uma carta de vendas sobre o seu negócio. Faça com que as pessoas se sintam atraídas pelo o que você está vendendo.

USE E ABUSE DOS GATILHOS MENTAIS

Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. São exemplos de gatilhos a serem utilizados:

A) GATILHO DA ESCASSEZ E DA URGÊNCIA

Exemplo: “Últimas unidades”, “Corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”. As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.

B) GATILHO DA PROVA SOCIAL

Nesse caso você pode mostrar o número de seguidores que você possui, pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.

C) GATILHO DA GARANTIA

Sempre ofereça garantia sobre os seus produtos e serviços. Já viram os vendedores de TV como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”. Este é um gatilho mental muito poderoso.

D) GATILHO DA NOVIDADE

Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.

E) GATILHO DA AUTORIDADE

Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento. As pessoas tendem a associarem as marcas
com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.

ATRAIA, ENGAJE E CONVERTA

Crie um relacionamento saudável com seu cliente, sem força-lo a comprar nada. Abasteça seu contato com informações de qualidade, que o envolva emocionalmente.

O mais importante nessa fase é atrair a atenção dele e isso só se consegue com trabalho de conteúdo de boa qualidade. Dessa forma, primeiro você irá conquistá-lo para depois, num futuro próximo, puxá-lo para a conversão ou a venda, propriamente dita.

Você sabia que as estratégias adotadas no SAC de um site ou e-commerce podem ser adotadas no WhatsApp? E ainda há um diferencial a favor do cliente, que é a facilidade de se relacionar com você pelo aplicativo de forma imediata. Caso contrário, ele teria que abrir um formulário de contato no site ou ter que enviar e-mail e esperar horas ou dias por uma resposta.

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